QUESTÃO ERRADA: De acordo com os princípios da gestão por resultados, a avaliação de resultados de um dado programa inicia-se antes mesmo da execução do programa em questão: o objetivo é garantir que o desenho programático da intervenção atenda integralmente ao que foi planejado.
QUESTÃO ERRADA: A avaliação de programas e projetos da administração pública é considerada uma atividade de menor valor estratégico, porque gera pouco conhecimento de valor empírico.
QUESTÃO CERTA: Gestão para resultados e indicadores de desempenho são aplicáveis à gestão pública e à gestão privada.
Não há como medir os resultados antes de seu início. Em um programa teremos as entradas (inputs), a transformação e os resultados (outputs). O processo de acompanhamento e monitoramento poderá ocorrer durante a execução. Já o processo de avaliação dos resultados ocorrerá após a entrega do produto ou serviço (outputs).
QUESTÃO CERTA: A avaliação corresponde a um processo que pode ser realizado antes, durante e depois da intervenção e depende de informações do processo de monitoramento para definir a eficácia, eficiência e efetividade dos programas/projetos.
QUESTÃO CERTA: A mensuração de desempenho no setor público constitui um dos pilares da reforma gerencial. Uma das discussões relacionadas ao assunto diz respeito ao que deve ser mensurado: produtos (outputs) ou impactos (outcomes). A mensuração de outputs permite conhecer o que é efetivamente produzido com os recursos públicos.
QUESTÃO CERTA: São elementos da gestão de resultados na produção de serviços públicos: a capacidade gerencial de aferir resultados e avaliação focada em objetivos, metas e indicadores.
QUESTÃO CORRETA: A nova orientação das instituições públicas para os resultados pressupõe o desenvolvimento de sistemas contínuos de monitoramento e de avaliação de políticas, programas e projetos.