O Que É Autorrelacionamento? (com exemplos)

10
9600

O professor Fernando de Siqueira ensina:

AUTO-RELACIONAMENTO

Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrência de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrências da mesma entidade. Ou seja, temos uma entidade onde suas ocorrências possuem relacionamentos entre si.

Os auto-relacionamentos são na verdade uma forma de representarmos relações de hierarquia entre ocorrências de uma mesma entidade.

Por exemplo, vamos considerar uma entidade FUNCIONÁRIO sendo que no modelo conceitual devemos representar o conceito de que um funcionário possui um gerente. Ou seja, existe um relacionamento entre as ocorrências da entidade funcionário que estabelece que um funcionário é gerente de outro funcionário.  Veja o exemplo abaixo de como deve ser representado este relacionamento:

Um outro exemplo que podemos representar seria o de uma entidade PESSOA que possui PAI. Ora o pai de uma pessoa e a própria pessoa são ocorrências da mesma entidade PESSOA (pessoa é filha de uma outra pessoa), portanto temos um relacionamento entre ocorrências da mesma entidade PESSOA que seriam as ocorrências da pessoa, do pai. A representação desta situação seria feita da seguinte forma:

 

Observe que a cardinalidade do auto-relacionamento indica opcionalidade visto que a PESSOA pode não ter pai conhecido ou ter somente um pai.

Os auto-relacionamentos podem possuir qualquer tipo de cardinalidade. No caso já vimos auto-relacionamentos do tipo um para um. Mas também existem auto-relacionamentos onde podemos ter cardinalidade muitos para muitos. Considere um cenário de uma indústria onde produtos são compostos por componentes que são também produtos, de forma que um produto é composto por muitos componentes e pode compor muitos outros produtos. Observe que estamos lidando com um único conceito que Produto, tanto componente como produto são produtos. Neste caso, temos uma composição de produtos.

É importante observar que nessa caso a forma de representação é a mesma pois se trata da entidade PRODUTO que mantem um relacionamento COMPOSIÇÂO com ela mesma, sendo que a única alteração é com respeito à cardinalidade deste relacionamento que é muitos para muitos (n:n). Segue abaixo exemplo de como seria representado este auto-relacionamento.

Advertisement

  

Os auto-relacionamentos são muito usados para representar hierarquias e composições de elementos do mundo real que são ocorrências em uma mesma entidade. A forma de representação é simples sendo que devemos ter especial atenção a cardinalidade do auto-relacionamento.

QUESTÃO CERTA: Considere que existe uma entidade PESSOA com um relacionamento denominado CASAMENTO que pode associar diversas ocorrências na mesma entidade PESSOA. De acordo com as propriedades do diagrama entidade-relacionamento, o conceito desse relacionamento (CASAMENTO) pode ser definido como: autorrelacionamento.

|PESSOA| (o,n) =============<CASAMENTO>

(0,n)

Autorrelacionamento (relacionamento unário ou recursivo)

QUESTÃO ERRADA: Acerca da situação hipotética acima apresentada por meio do modelo entidade‐relacionamento, julgue o item.

Realiza é um relacionamento do tipo autorrelacionamento.

Negativo. REALIZA é um tipo de relacionamento BINÁRIO, que é quando duas entidades participam de um mesmo relacionamento. autorelacionamento ou unitário é quando uma entidade se relaciona com ela mesmo.

QUESTÃO ERRADA: No que diz respeito às funções do administrador de dados e a elaboração e implantação de projeto de banco de dados, julgue os itens que se seguem. Em um projeto de banco de dados relacional, não é possível representar um autorrelacionamento do tipo N:N.

QUESTÃO CERTA: No relacionamento 1:N (um para muitos) em que haja autorrelacionamento, deve-se incluir a chave primária da entidade na própria entidade como chave estrangeira e gerar uma estrutura de acesso a partir dessa chave estrangeira.

10 COMENTÁRIOS

  1. Can I simply say what a relief to uncover a person that genuinely knows what they are talking about on the net. You actually understand how to bring an issue to light and make it important. More and more people should look at this and understand this side of your story. It’s surprising you’re not more popular since you surely possess the gift.

  2. I must thank you for the efforts you have put in penning this blog. I really hope to view the same high-grade content from you in the future as well. In fact, your creative writing abilities has inspired me to get my own website now 😉

  3. Today, while I was at work, my cousin stole my iphone and tested to see if it can survive a 25 foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed and she has 83 views. I know this is completely off topic but I had to share it with someone!

  4. Thanks on your marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you may be a great author.I will make certain to bookmark your blog and definitely will come back someday. I want to encourage continue your great work, have a nice morning!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui