Autores da Qualidade (Gurus da Qualidade)

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Última Atualização 4 de fevereiro de 2022

QUESTÃO CERTA: Apesar de ter sido desenvolvida por pesquisadores norte-americanos, a qualidade total foi difundida em todo o mundo pelos japoneses, após a Segunda Guerra Mundial. O objetivo era reduzir os erros de produção a níveis extremamente baixos, se possível, erradicá-los. Esse conceito da busca pela perfeição iniciou no meio industrial, logo alcançou o mundo dos negócios e hoje já faz parte do cotidiano de qualquer organização, qualquer que seja a sua área de atuação. Quando o assunto é qualidade, é indispensável que sejam citados alguns autores, que são, ainda hoje, considerados os gurus da qualidade. Esses autores são: Joseph M, Juran, W. Edwards Deming, Armand V. Feigenbaum e Philip B. Crosby.

QUESTÃO ERRADA: As mais conhecidas contribuições de Deming, Taguchi e Crosby para a gestão da qualidade são, respectivamente: os catorze pontos para melhoria da qualidade, com ênfase nos métodos estatísticos de controle; o trabalho sobre custo da qualidade, em que apresentou um programa de defeito zero; e a substituição da visão tradicional de atendimento às especificações pela visão de atendimento ao usuário, envolvendo motivação e participação da força de trabalho nas atividades de melhoria da qualidade.

William Edwards Deming – 14 princípios, foco no cliente, PDCA, fazer certo pela primeira vez;

Crosby – Palavras Chave: defeito Zero, fazer certo pela primeira vez;

Taguchi – Função perda, focalizando o impacto da variação da qualidade.

Os conceitos de Taguchi e Crosby estão trocados na questão, lê-se o primeiro sendo de Deming (correto) o segundo sendo do Crosby e o último sendo do Taguchi.

QUESTÃO CERTA: Os principais teóricos da gestão da qualidade são A. Feigenbaum, W. E. Deming, J. M. Juran, K. Ishikawa, G. Taguchi e P. B. Crosby.

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta autores considerados principais teóricos da gestão da qualidade: Joseph Juran e Armand Feigenbaum.

QUESTÃO CERTA: Uma organização buscava implementar ações eficazes para a gestão da qualidade total e, para isso, abandonou a aquisição de insumos com base apenas no preço, promoveu a segurança total dos envolvidos nos novos processos de gestão da qualidade e eliminou metas baseadas apenas na produção de grandes quantidades. Nesse caso, as ações implementadas pela organização estão de acordo com os pressupostos da teoria de: W. Edwards Deming.

Palavras-chave:

JURAN: trilogia da qualidade – planejar, controlar e melhorar

DEMING: é o único teórico da gestão da qualidade que é contra a eliminação de metas de produtividade.

CROSBY: zero defeito

ISHIKAWA: controle da qualidade total

QUESTÃO ERRADA: Os princípios da qualidade propostos por Deming têm por objetivo atender às necessidades presentes dos clientes, adequando a finalidade atual ao uso futuro de um produto ou serviço.

Resumindo: Preocupação com a produção = Deming (A qualidade surge da produção)

Preocupação com o cliente = Juran (A qualidade surge na satisfação do cliente)

A questão misturou as características de outros autores da qualidade, pois é segundo Juran e não Deming que a qualidade se refere à adequação à finalidade ou ao uso. E atender às necessidades presentes dos clientes também é defendido por Ishikawa.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com as ideias de Feigenbaum e Ishikawa, precursores da teoria do Controle da Qualidade Total (TQC), a qualidade dos processos organizacionais é de responsabilidade específica da própria gerência de qualidade.

A qualidade dos processos é responsabilidade de toda a organização atuando em conjunto (sinergia) dentro dos níveis organizacionais (diretivo, tático e operacional).

Para o guru da qualidade japonesa Kaoru Ishikawa (apud CARAVANTES, 1997)“a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”.

Para Feigenbaum, que acreditava que o TQC deveria ser conduzido por especialistas a afirmativa está correta, entretanto para Ishikawa a responsabilidade é de toda a organização – CWQC (Company Wide Quality Control).

QUESTÃO CERTA: A escola da qualidade propôs o controle estatístico da qualidade, com base na amostragem de produtos, em contraposição ao modelo de produção massificada.

 –> ERA DA INSPENÇÃO EM MASSA —> 1920

controle de um a um (produção massificada)

    –> ERA DO CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE –> 1940

Controle de qualidade 100%

Controle de qualidade por amostragem

Controle de qualidade aleatório


–> ERA DA GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL –> 1960


–> ERA DA GARANTIA DA QUALIDADE –> 1980

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–> QUALIDADE COMO ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO –> SÉC.XXI

QUESTÃO ERRADA: De acordo com Ishikawa e Feignebaum, a escola da qualidade total propõe que se designe uma unidade responsável, normalmente o departamento de qualidade, para garantir a qualidade dos processos e dos produtos entregues pela organização.

Enquanto Feigenbaum realmente acreditava que uma área específica da organização deveria ser responsável pela qualidade, Ishikawa propunha que a qualidade deve ser disseminada por toda a organização de modo que todos assumam responsabilidade!

CUIDADO: Temos visões distintas entre Feigenbaum e Ishikawa.

A questão peca ao inserir Ishikawa como alguém que defendia as que a qualidade seria responsabilidades dos departamentos de qualidade, uma vez que para ele a qualidade era dever de todos.

FEIGENBAUM: a visão americana, TQC poderia ser definido como um sistema efetivo para integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e melhoramento da qualidade dos vários grupos em uma organização, de modo a possibilitar produção e prestação de serviços no nível mais econômico possível, o que permitiria a completa satisfação do consumidor.

O TQC deveria ser conduzido por ESPECIALISTAS DA QUALIDADE, buscando detectar problemas nos processos e retirar da produção os produtos defeituosos

ISHIKAWA: a visão japonesa, o TQC seria chamado de controle de qualidade por toda a empresa CWQC.

O CWQC pregava que TODOS OS FUNCIONÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO deveriam estar envolvidos com o processo de qualidade, não apenas os especialistas da área.

QUESTÃO ERRADA: A gestão da qualidade nos serviços públicos passa por conceitos de grandes estudiosos, tais como

I. Ishikawa, criador do Diagrama Causa e Efeito, do Círculo da Qualidade e do PDCA.

II. Juran, desenvolvedor da Trilogia de ênfase na qualidade: do projeto; de conformidade; do serviço de campo.

III. Deming, que introduziu a estatística no controle da qualidade com uso das técnicas de Shewhart.

Está correto o que se afirma em: II e III, apenas.

PDCA – É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Demingciclo de Shewhartcírculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). A primeira está errada, pois não foi Ishikawa o criador.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA Dentre os teóricos da qualidade, alguns se destacaram pelas suas contribuições na área. 1. Walter Shewhart 2. Armand Feigenbaum ( ) TQC ( ) Gráfico/Carta Controle ( ) Ciclo PDCA Relacionando esses teóricos com suas contribuições, a sequência correta é: 2, 1 e 1.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: Uma das principais contribuições de Juran para a gestão da qualidade é defender a ênfase no fazer certo desde a primeira vez.

  • Joseph Juran→”Adequação à finalidade ou ao uso”.
  • Crosby→ “Zero defeito” / “Certo desde a primeira vez” / “Conformidade às especificações”.

Joseph Juran: “Adequação à finalidade ou ao uso”.

Feigenbaum: “Atender às expectativas do cliente” / “Controle da qualidade total, sistemicamente” / “TQC, que influenciou o modelo ISO”.

Crosby: “Certo da primeira vez” / “Zero defeito” / “Conformidade às especificações”.

Ishikawa: “7 ferramentas do controle estatístico” / “Satisfazer radicalmente o cliente, para ser agressivamente competitivo”.

Taguchi: “Associou qualidade ao custo de um produto”.

Deming: “Melhoria contínua” / “Aumento da produtividade, redução dos custos e conquista de mercado” / “14 princípios de melhoria de qualidade total”.

Shewhart: “Inseriu o controle estatístico” / “Ciclo PDCA” / “Gráfico de Controle”