QUESTÃO CERTA: O resultado de um aumento de gastos do Governo, no mesmo montante do aumento dos tributos, pelo teorema do orçamento equilibrado, é: um aumento na renda equivalente ao montante do aumento dos gastos governamentais. Parte superior do formulário
Se o governo efetuar gastos (G) no mesmo montante dos impostos recolhidos (t) (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional (Y) aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos do governo (G) e dos impostos recolhido (t).
Suponhamos que houve um aumento nos Gastos do Governo em decorrência da contratação de pessoal para efetuarem serviços de atendimento médico à população, sendo que estas estavam desempregada.
Num primeiro momento, a produção (Produto) da economia aumenta pelo montante dos salários pagos aos funcionários, que corresponde ao valor adicionado pelo Governo nesta atividade. Entretanto, a produção adicional gera uma renda de igual valor (salários) e uma parcela desta renda adicional será gasta pelos novos funcionários na aquisição de bens de consumo (que corresponderá à multiplicação do acréscimo de renda pela propensão marginal a consumir). Este aumento da demanda por bens de consumo provocará uma elevação da produção destes bens, fato que gerará uma renda adicional, que realimentará a demanda por bens de consumo e assim por diante, gerando um mecanismo de multiplicação do gasto do Governo.
Y = c (Y-T) + G -> considerei um modelo hipersimplificado do PIB, mas como nós economistas adoramos simplificar as coisas, deu certo. Suponha que:
c = 0,5 G = 100 T = 50 -> Ya = 0,5 (Ya-50) + 100 -> 0,5 Ya = – 25 + 100 = 75 -> Ya = 150
Considere que G e T aumentaram em 50 unidades:
G = 150, T = 100 -> Yb = 0,5 (Yb – 100) + 150 -> 0,5 Yb = -50 +150 = 100 – > Yb = 200
Yb – Ya = 50 que foi o aumento dos gastos do governo
QUESTÃO CERTA: Considere um governo que efetue gastos no mesmo montante dos impostos recolhidos, ou seja, que o orçamento esteja equilibrado, em que o nível de renda nacional aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos e dos impostos. Nesse caso, está sendo adotada uma abordagem do Teorema: de Haavelmo.
Teorema de Haavelmo ou teorema do orçamento equilibrado
Se o governo efetuar gastos (G) no mesmo montante dos impostos recolhidos (t) (isto é, se o orçamento estiver equilibrado), o nível de renda nacional (Y) aumentará no mesmo montante do aumento dos gastos do governo (G) e dos impostos recolhido (t). Neste caso o multiplicador keynesiano será igual a 1.
Trygve Haavelmo foi professor na Universidade de Oslo. Foi membro da Escola Sueca e discípulo direto de Ragnar Frisch. A ele se deve teorema do multiplicador de Haavelmo: quando o governo aumenta o gasto público e, simultaneamente, aumenta os impostos em exatamente a mesma quantidade, o efeito multiplicador é um.