Aumento e redução situação líquida

0
252

Última Atualização 25 de janeiro de 2021

QUESTÃO: A situação líquida de uma organização, que resulta da diferença entre seus ativos e seus passivos, é afetada negativamente pelas despesas da organização e positivamente pelo reconhecimento de receitas e investimentos feitos por seus acionistas.

Situação líquida ou patrimônio líquido é a diferença entre o ativo e o passivo. A situação líquida poderá ser aumentada quando o resultado do exercício positivo (lucro: receita maior que despesa), sendo o inverso verdadeiro.

Portanto, uma despesa diminui a situação líquida e uma receita aumenta a situação líquida.

Além dessas informações, o CESPE afirma que a situação líquida é aumentada por investimentos feitos pelos sócios, essa afirmação é verdadeira, vejamos:

Quando há aumento de capital social em dinheiro, por exemplo, temos o seguinte lançamento:

D – Caixa

C – Capital Social.

Esse aumento de capital social, consequentemente aumenta a situação líquida.

Neste caso, o termo investimento é sinônimo de aplicação de recursos. Pensamos assim: onde a empresa buscou o recurso?? Com os sócios. Onde foi aplicado esse recurso?? o dinheiro (recurso) está no Caixa, que poderá ser usado para comprar mercadorias, imobilizado, etc.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A quitação de um passivo circulante com incidência de juros de mora e multa é um evento que: afeta negativamente a situação líquida.

Se houve juros de mora e multa (Despesas) então irá necessariamente diminuir a situação líquida, ou seja, irá diminuir o PL.

Lançamento:

C Caixa

D Duplicadas a pagar

D juros de mora e multa (Despesa)