QUESTÃO CERTA: O auditor, ao realizar auditoria governamental, concluiu que os eventos, as transações e os demais atos de gestão pública examinados não estavam em conformidade com a legislação e as normas específicas, de modo que as demonstrações contábeis não representavam adequadamente a posição orçamentária, contábil, financeira e patrimonial do ente auditado. Em relação à natureza da opinião do auditor, o profissional de auditoria governamental deve emitir um relatório: adverso.
QUESTÃO ERRADA: O auditor deverá emitir o parecer adverso quando restrições à execução de sua atividade o impedirem de obter evidências suficientes acerca da veracidade das demonstrações contábeis.
Quando o auditor não obtiver evidências apropriadas e suficientes, ele terá dois caminhos. Ou irá abster-se de opinar (se concluir que há distorções relevantes/generalidades) ou com ressalvas (se concluir que não há distorções relevantes/generalidades).
Já para o parecer adverso, é necessário que existam evidências apropriadas e suficientes, que as distorções sejam relevantes e que existam generalidades.
QUESTÃO CERTA: O auditor deve emitir parecer adverso quando verificar que as demonstrações contábeis incorretas ou incompletas, em tal magnitude que impossibilite a emissão do parecer com ressalva.
Na ordem de gravidade da situação fica assim: sem ressalva, com ressalva, adverso, com abstenção de opinião.
QUESTÃO CERTA: A auditoria em um ente público foi realizada com a aplicação de todas as normas e procedimentos adequados. Foram obtidas as comprovações suficientes para que o auditor responsável fundamentasse a sua opinião de que os eventos, as transações e os atos de gestão examinados estavam em pouca conformidade com a legislação e com as normas específicas. Além disso, as demonstrações contábeis não representavam adequadamente nem a posição orçamentária, a contábil, a financeira nem a patrimonial do ente auditado. Nesse caso, o auditor deverá elaborar um relatório: adverso.
QUESTÃO CERTA: Considere que uma empresa contraiu empréstimos de valores vultosos em moeda estrangeira, e que a variação cambial sobre esses empréstimos está sendo contabilizada somente por ocasião do pagamento ao credor no exterior. Nessa situação, o auditor externo, após análise das demonstrações contábeis e sabendo que o lucro líquido da empresa não corresponde ao real, emitirá parecer adverso.
A questão deixou clara que os valores são vultosos. O complicado é que não dá para afirmar que são generalizados. Mas enfim…
QUESTÃO ERRADA: O parecer adverso é o tipo de relatório que o auditor deve emitir quando houver incertezas ou restrições ao âmbito da auditoria que impossibilitem a formulação de uma opinião a respeito das demonstrações financeiras.
Parecer Adverso é emitido quando aevidênciade auditoria apropriada e suficiente conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadaspara as demonstrações contábeis.
Parecer com Abstenção/Negativa de Opinião: auditor não consegue obter evidênciade auditoria apropriada e suficiente para suportar sua opinião e ele conclui que ospossíveis efeitos de distorções não detectadas, se houver, sobre as demonstrações contábeis poderiam ser relevantes e generalizadas.
Ou em circunstâncias extremamente raras onde devido à possível interação das incertezas e seu possível efeito cumulativo sobre essas demonstrações contábeis.