Auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes. Crepaldi, em sua obra, na versão digital, “Auditoria Contábil: teoria e prática. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2016, p.14/59 ” enfatiza os objetivos desse tipo de auditoria:
12.4 AUDITORIA PARA EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS CIRCULANTES E NÃO CIRCULANTES
12.4.1 Objetivos
O objetivo deste programa é determinar que:
- As obrigações foram devidamente autorizadas e apropriadamente classificadas e descritas nas demonstrações contábeis;
- Passivos são registrados corretamente;
- Os respectivos encargos são contabilizados de acordo com os Princípios de Contabilidade;
- A Contabilidade dos encargos é consistentemente efetuada;
- As demonstrações financeiras incluem informações adequadas sobre cláusulas restritivas, em encargos, ativos caucionados etc.
QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: as obrigações flutuantes devem estar apropriadamente classificadas e descritas nas demonstrações.
ERRADO! As obrigações flutuantes devem estar classificadas nas demonstrações circulantes, mas não nas não circulantes.
QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: o propósito dessa auditoria inclui verificar se todas as obrigações foram devidamente autorizadas pelo controle interno.
ERRADO! Acredito que não se refere ao comando da questão.
QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: todos os empréstimos e outras dívidas estão incluídos nas contas a receber, na data do balanço.
ERRADO! Dividas e empréstimos não são contas a receber.
QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: esse tipo de auditoria possui um único objetivo: verificar se os passivos são registrados na contabilidade corretamente.
ERRADO! Não é o único objetivo.
QUESTÃO ERRADA: Assinale a opção correta no que se refere à auditoria para empréstimos e financiamentos circulantes e não circulantes: a contabilização dos encargos deve ser livre de distorções e conforme os princípios contábeis.
CERTO! Como tudo em auditoria, a contabilização não é diferente: ela precisa ser contabilizada de acordo com os princípios contábeis e livre de distorções relevantes.