FCC (2011):
QUESTÃO CERTA: Dentre outros, são princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o Auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis: integridade e objetividade.
Princípios Éticos: SICOC
S – Sigilo profissional (confidencialidade);
I – Integridade;
C – Competência profissional;
O – Objetividade;
C – Comportamento profissional.
QUESTÃO CERTA: De acordo com o Código de Ética Profissional do Contabilista e da NBC PA 01, assinale a opção que indica princípios fundamentais de ética profissional quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis: Integridade, objetividade e comportamento profissional.
QUESTÃO CERTA: A integridade constitui um dos princípios de conduta do profissional de auditoria: ele deve valer-se de honradez e imparcialidade na execução de seu trabalho.
QUESTÃO ERRADA: As regras de conduta do auditor interno limitam-se a três aspectos: discrição, integridade e objetividade.
QUESTÃO ERRADA: São três as exigências éticas para o exercício profissional do auditor: integridade; independência e objetividade; e publicidade.
ERRADO. – Integridade; Objetividade; Competência; Confidencialidade.
QUESTÃO CERTA: As demonstrações contábeis do exercício de 2015 da Companhia de Fornecimento de Energia Solar do Estado serão auditadas pela firma Absolutos Auditores. Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores na realização da auditoria de demonstrações contábeis incluem: III, IV e V.
I. Moralidade e Independência Técnica.
II. Probidade e Afinidade Profissional.
III. Integridade e Comportamento Profissional.
IV. Objetividade e Confidencialidade.
V. Competência Profissional e Devido Zelo.
Está correto o que se afirma APENAS em: III, IV e V.
QUESTÃO CERTA: Nos termos da NBC TA 200, na condução de auditoria de demonstrações contábeis, são exigidos integridade, objetividade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional. Esses aspectos são expressamente denominados: princípios fundamentais de ética profissional.
QUESTÃO CERTA: Não corresponde a um princípio fundamental da conduta ética do auditor a: subjetividade na aplicação dos procedimentos.
QUESTÃO CERTA: A pessoa do auditor deve ser a de alguém com profundo equilíbrio e probidade, uma vez que sua opinião influenciará outras pessoas, principalmente em relação a interesses financeiros e comerciais que eventuais acionistas, proprietários e outros interessados possam ter. Nesse contexto, a figura do auditor seguirá alguns princípios básicos da profissão, entre eles: integridade, objetividade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento (ou conduta) profissional.
QUESTÃO CERTA: Na condução de auditorias, devem ser observados os princípios éticos estruturais do código de Ética do International Organization of Supreme Audit Institutios – INTOSAI, recomendado às Entidades Fiscalizadoras Superiores – EFS, tais como os princípios de integridade, da independência, do conflito de interesse, da objetividade, da imparcialidade, da aparência, da neutralidade política, da confidencialidade e do profissionalismo. O princípio ético que requer que o auditor observe a forma e a finalidade dos padrões de auditoria e de ética, considere os princípios de independência e objetividade, seja absolutamente honesto na realização de seu trabalho e na utilização dos recursos da EFS, mantenha impecáveis padrões de conduta profissional e tome decisões de acordo com o interesse público, é o princípio: de integridade.
QUESTÃO CERTA: No que tange ao exercício profissional da auditoria, de acordo com a INTOSAI, assinale a opção correta: A integridade constitui um dos princípios de conduta do profissional de auditoria: ele deve valer-se de honradez e imparcialidade na execução de seu trabalho.
QUESTÃO CERTA: São princípios inerentes ao trabalho de asseguração do auditor a integridade, a objetividade, o sigilo e o comportamento profissional.
QUESTÃO ERRADA: No exercício de suas atividades de auditoria, o auditor independente, usuário interno da informação contábil, deve pautar-se pelos seguintes princípios éticos: integridade, objetividade, impessoalidade, competência e zelo profissional, confidencialidade e comportamento profissional.
A17. Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:
(a) Integridade;
(b) Objetividade;
(c) Competência e zelo profissional;
(d) Confidencialidade; e
(e) Comportamento (ou conduta) profissional.
QUESTÃO CERTA: O grau de prudência e de zelo do auditor poderá ser comprovado quando ele avalia e documenta a obtenção de conhecimento preliminar da atividade da entidade auditada, após levantamento junto à administração, da estrutura organizacional, da complexidade das operações e do grau de exigência requerido para a realização do trabalho de auditoria, de modo a avaliar se está capacitado ou não a assumir a responsabilidade pelo trabalho que será efetuado.
A questão está relacionada com o Princípio ético “Competência e zelo profissional” do Auditor (Fone: NBC TA 200). Levando em conta esse princípio, o auditor deve avaliar se está apto ou não para assumir o trabalho requerido. Caso não se considere apto, deve até mesmo recusar o trabalho em face da especialização exigida.
FGV (2014):
QUESTÃO CERTA: As alternativas a seguir apresentam princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Contabilista, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, à exceção de uma. Assinale-a:
A) Integridade.
B) Objetividade.
C) Competência e zelo profissional.
D) Confidencialidade.
E) Compromisso comportamental.
Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna.
Segundo o item A17, da NBC TA 200(R1), “os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são:”
- (a) Integridade;
- (b) Objetividade;
- (c) Competência e zelo profissional;
- (d) Confidencialidade; e
- (e) COMPORTAMENTO (ou conduta) profissional.