De acordo com a NBC TI-01 (A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Norma de NBC T 12 para NBC TI 01) :
12.2.3.4 – As informações que fundamentam os resultados da Auditoria Interna são denominadas de “evidências”, que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.
12.2.3.5 – O processo de obtenção e avaliação das informações compreende:
I – a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna, devendo ser observado que:
a) a informação suficiente é aquela que é factual e convincente, de tal forma que uma pessoa prudente e informada possa entendê-la da mesma forma que o auditor interno;
b) a informação adequada é aquela que, sendo confiável, propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna;
c) a informação relevante é a que dá suporte às conclusões e às recomendações da Auditoria Interna;
d) a informação útil é a que auxilia a entidade a atingir suas metas.
II – a avaliação da efetividade das informações obtidas, mediante a aplicação de procediment os da Auditoria Interna, incluindo testes substantivos, se as circunstâncias assim o exigirem.
PDF do CFC: www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_986.pdf
FGV (2023):
QUESTÃO CERTA: De acordo com a NBC TI 01 – Da Auditoria Interna, o processo de obtenção e avaliação das informações compreende a obtenção de informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna. Nesse sentido, a informação adequada é aquela que, sendo confiável: propicia a melhor evidência alcançável, por meio do uso apropriado das técnicas de Auditoria Interna.
FGV (2019):
QUESTÃO CERTA: Uma das finalidades do trabalho do auditor interno é obter informações sobre os assuntos relacionados aos objetivos e ao alcance da Auditoria Interna. Entre outras qualidades, as informações obtidas precisam ser relevantes, o que ocorre quando a informação: dá suporte às conclusões e às recomendações da auditoria interna.
– Informação suficiente: é aquela factual e convincente;
– Informação adequada: propicia melhor evidência alcançável;
– Informação relevante: suporta conclusões e recomendações;
– Informação útil: auxilia atingimento de metas.