Caderno de Prova

Assimetria de informação

Assimetria informacional: A distribuição desigual de informações entre a parte ofertante e demandante pode causar imperfeição nas alocações e favorecendo comportamentos indesejáveis. Um exemplo de assimetria de informação seria a venda carros usados com problemas sem o conhecimento do comprador.

QUESTÃO CERTA: Uma causa de falha de mercado muito comum é a denominada informação assimétrica. É exemplo de mercado em que a informação assimétrica implica a seleção adversa dos produtos ofertados:

(A) casas pré-fabricadas.

(B) utilidades domésticas, com garantia, vendidas em lojas de departamentos.

(C) automóveis usados.

(D) restauração de móveis antigos e objetos de arte.

(E) refrigerantes de marcas consagradas.

Entre as alternativas da questão, a que envolve assimetria de informação na modalidade “seleção adversa” se refere à compra de automóveis usados, em que os vendedores têm, potencialmente, maior nível de informação que os compradores: C.

QUESTÃO ERRADA: Uma das funções do Estado, em relação às falhas de mercado, é reprimir o surgimento de assimetria de informações entre os agentes econômicos de produção e de consumo.

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O Estado não consegue reprimir, apenas diminuir essa assimetria de informação.

QUESTÃO CERTA: O cidadão que opta por adquirir um veículo usado em uma agência credenciada por determinada marca, a preço maior do que se comprasse diretamente de particular, tem o objetivo de se proteger da seleção adversa.

Seleção Adversa – problema pré-contratual, ocorre quando uma parte, antes de fechar o negócio, possui mais informações que outras. Ex.: Mercado de carros usados.

Risco Moral – Problema pós-contratual. Ocorre quando o fechamento do negócio modifica o comportamento dos indivíduos. Ex.: Mercado de seguro de carros.

QUESTÃO ERRADA: Um indivíduo com mais de sessenta e cinco anos de idade paga preços mais caros ao seguro de saúde que outro indivíduo mais jovem devido ao problema da seleção adversa, provocado por um mercado de informações assimétricas.

Nesse caso, o idoso apresenta maior propensão ao uso de serviços de saúde; logo, apresenta mais ônus para a seguradora, essa já sabendo da citada propensão cobra a mais como contrapartida de maior uso dos serviços. Assim, há informação para a seguradora, não se enquadrando, portanto, como falha de informação.

QUESTÃO CERTA: Situações em que empresas de planos de saúde firmem contratos com clientes que não informam que possuem doenças preexistentes e, por isso, estão mais propensos a utilizar os serviços do plano são caracterizadas como situação de seleção adversa.

Seleção Adversa = risco pré-contratual.

Risco Moral = risco pós-contratual.

Efeito manada = quando um agente tem mais informações que outros, proporcionando, assim, o efeito manada (que o seguem). Ex.: Bolsa de Valores.

Segundo Pindyck e Rubinfeld, há risco moral “quando uma parte apresenta ações que não são observadas e que podem afetar a probabilidade ou a magnitude de um pagamento associado a um evento”.

QUESTÃO ERRADA: A competição entre estados brasileiros para atrair investimentos por meio da oferta de vantagens para que determinada empresa instale fábricas em seu território é uma intervenção na economia, caracterizada como uma falha de mercado denominada risco moral, que influencia a alocação eficiente dos recursos.

Risco moral e seleção adversa são duas das consequências da assimetria ou falhas de informação.

O risco moral, decorre de comportamento ex post, ou seja, assumido por indivíduo segurado que toma atitude de risco por saber-se coberto. Nada a ver com o enunciado da questão.

Risco moral se refere à possibilidade de um agente econômico mudar seu comportamento de acordo com os diferentes contextos nos quais ocorrem as transações econômicas.

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QUESTÃO ERRADA: O fato de um grande número de pessoas não contratar seguro para seus automóveis justifica o valor elevado da franquia cobrado dos indivíduos que contratam esse tipo de serviço.

O valor elevado da franquia busca minimizar o “risco moral”. O valor alto da franquia contribui para que o segurado seja mais cuidadoso com o seu veículo pois se precisar acionar o seguro deverá desembolsar um valor muito alto.

QUESTÃO CERTA: Situações em que empresas de planos de saúde firmem contratos com clientes que não informam que possuem doenças preexistentes e, por isso, estão mais propensos a utilizar os serviços do plano são caracterizadas como situação de seleção adversa.

Segundo o livro de Micro e Macro, de Marco Antônio Sandoval Vasconcellos, o problema de seleção adversa pode ser considerado como um problema “pré-contratual”. Empresa de planos de saúde (principal) deseja firmar contrato com clientes (agente), mas não consegue diferenciar a qualidade da saúde do usuário, podendo estar contratando com uma pessoa com saúde debilitada.

QUESTÃO CERTA: Os cadastros de bons pagadores são exemplos de mecanismos de redução de assimetrias de informação, pois são utilizados para reduzir o problema da seleção adversa no mercado de crédito.

Seleção Adversa: é uma assimetria Pré-Contratual (ex-ante a celebração do contrato).

Problema econômico que ocorre quando produtos de diferentes qualidades são vendidos sob o mesmo preço em virtude da assimetria de informações. Gera o “Problema dos produtos de qualidade duvidosa” –> Havendo assimetria de informações, bens de baixa qualidade podem expulsar do mercado os de boa qualidade.

Com a utilização de cadastros (que já são pré-estabelecidos) há maior chance de se evitar a seleção adversa, uma vez que já tem uma base do que pode ter nesses cadastros.

QUESTÃO CERTA: Se existe informação assimétrica entre o principal e o agente, o principal terá que pagar um salário médio mais elevado ao agente que é avesso ao risco.

Eu como dono da empresa (o principal) pago um salário maior para que o administrador da minha empresa (o agente – cujo nível de informação é maior por lidar com as transações da organização diariamente) comece a correr mais riscos (e não fique apenas pensando na segurança do emprego dele, já que ele é avesso ao risco).

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