Armadilhas do Processo de Tomada de Decisão

0
2695

Última Atualização 23 de janeiro de 2022

Você sabe quais são as armadilhas do processo de tomada de decisão? Abaixo, trazemos uma lista resumida sobre este tópico. Confira!

Excesso de confiança: não duvidar ou analisar as alternativas;

Ancoragem: fixar numa informação como ponto de partida e ignorar todo o resto;

Evidência confirmadora: busca informação em escolhas anteriores e ignora questões que a contrariem;

Viés de Disponibilidade: Julgar as coisas com base nas informações disponíveis;

Escalada de comprometimento: escolha com base em decisões anteriores, mesmo que errôneas;

Erro de aleatoriedade: acreditar que pode prever acontecimentos de eventos aleatórios;

Aversão ao risco: preferência de um ganho certo a um resultado mais moderado com maior risco;

Compreensão tardia: acreditar que tinha previsto o resultado antecipadamente após ter;

Representatividade: avaliar um evento a partir de um preexistente;

Muitas das questões que são cobradas sobre esse tema querem avaliar se o candidato sabe diferenciar a definição das armadilhas e as suas respectivas designações.

Banca própria do IF-Sertão PE (2016):

QUESTÃO CERTA: Grande número de pesquisas indica que os tomadores de decisões permitem que erros e vieses sistemáticos atrapalhem seus julgamentos. O viés definido como o apego a uma decisão anterior, mesmo quando fica claro que ela foi um erro é: Viés da Escalada do comprometimento.

Instituto AOCP (2017):

QUESTÃO CERTA: É um dos mais sérios vieses heurísticos a afetar negativamente a tomada de decisão em organizações, representado pela tendência a avaliar a probabilidade de uma ocorrência com base em analogias falsas e identidade de situações. A que o enunciado se refere? Representatividade.

CESGRANRIO (2010):

QUESTÃO CERTA: Comumente os tomadores de decisões julgam determinados caminhos decisórios a partir de julgamentos calcados em certas distorções da realidade, chamadas de erros e vieses pelos cientistas organizacionais. A partir dessa ideia, analise as duas histórias que se seguem.

História I – Certo jornal impresso do Rio de Janeiro contratou cinco estudantes de comunicação social de diferentes universidades. No entanto, somente dois deles, ambos da Universidade x, tiveram ótimos resultados em seu desempenho no estágio. A partir disso, a equipe de recrutamento de estágio desse estabelecimento tende a contratar preferencialmente, como estagiários, os estudantes da Universidade x.

História II – No ano de 2009, ocorreu uma considerável alta no valor das ações da empresa Steel Dragon. Em uma pesquisa feita no início do presente ano, a maioria dos acionistas acredita prever a continuidade dos bons rendimentos suscitados pelas ações da empresa.

Quais são os vieses retratados, nessas duas histórias, respectivamente? Viés de representatividade e Viés de aleatoriedade.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO CERTA: O processo de decisão fundado na heurística da disponibilidade ocorre quando os consumidores baseiam suas previsões na rapidez com que determinado exemplo de resultado vem à memória, ou seja, se esse exemplo é lembrado com muita facilidade, os consumidores podem superestimar sua probabilidade de ocorrência.

Makiyama (2013):

QUESTÃO CERTA: No âmbito organizacional, a tomada de decisão é um processo que demanda grande responsabilidade e precisão. As organizações podem até mesmo entrar em estado de falência caso efetuem uma decisão equivocada. De acordo com o livro Comportamento Organizacional, são comuns alguns erros e vieses na tomada de decisão. Assinale a alternativa referente ao viés conceituado como a tendência de fixar uma informação como ponto de partida e a dificuldade de ajuste diante de informações posteriores: ancoragem.

FGV (2020):

QUESTÃO CERTA: Um gerente de marketing está realizando um estudo sobre o potencial de mercado para um novo produto que a empresa onde trabalha pretende lançar. Diante das restrições de tempo e de recursos para contratar uma consultoria externa, o gerente decidiu buscar informações junto aos especialistas da própria área, “porque eles entendem do assunto, conhecem a minha visão e também querem ver o sucesso do novo produto“. Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está incorrendo em uma armadilha conhecida como: evidência confirmadora.

Advertisement

FGV (2015):

QUESTÃO CERTA: Um gerente de marketing recebeu cerca de 50 currículos de candidatos a uma vaga para analista na sua área. Diante do grande número de informações e das restrições de tempo e de recursos para avaliar todos os candidatos, o gestor decidiu restringir sua análise aos currículos dos candidatos formados nas duas universidades consideradas as melhores da cidade, pois acredita que “dessas universidades só sai gente bem formada”. Em seu processo de tomada de decisão, o gerente está utilizando-se de uma heurística conhecida como: representatividade.

FGV (2019):

QUESTÃO CERTA: Em seus processos de tomada de decisão, os administradores muitas vezes incorrem em armadilhas psicológicas que os afastam de decisões racionais. Uma armadilha que frequentemente afeta os administradores é a tendência a fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas. Essa armadilha é conhecida como: custo irrecuperável.

A ancoragem é a tendência de atribuir um peso desproporcional à primeira informação que se recebe.

A perpetuação do status quo é a tendência a favorecer alternativas que perpetuem a manutenção da situação existente.

O custo irrecuperável é a tendência de fazer escolhas que justifiquem decisões passadas, mesmo que essas decisões tenham se revelado erradas.

A evidência confirmadora é a tendência a buscar informações que corroborem seu instinto ou seu ponto de vista e a evitar informações que o contradigam.

A lembrança é a tendência a valorizar os acontecimentos que estão presentes na memória.

O excesso de confiança é a tendência de confiar demais na precisão de suas previsões, o que pode levar a falhas no julgamento e na avaliação de decisões.

A prudência é a tendência de fazer estimativas e projeções muito seguras e conservadoras.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: Viéses psicológicos, pressões de tempo e realidades sociais influenciam as decisões reais.

Com certeza, já que esses fatores devem ser levados em conta para se tomar decisões reais.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: A tomada de decisão faz parte do papel da liderança, por isso um líder deve trabalhar na busca da certeza e do consenso, para minimizar a tensão que é inerente ao processo decisório.

Em Administração não há certeza de nada.