APL – Arranjo Produtivo Local

0
277

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Os arranjos produtivos podem ser formados de maneira espontânea e se tornam um ambiente onde uma determinada indústria se amplia pelo efeito complementaridade entre as empresas.

Minas Gerais passou a ser chamada de Bélgica Brasileira das Cervejas artesanais – de ouro os Mineiros entendem! hehehehe

 

Por conta da proliferação de cervejeiros na região, o estado ganhou esse apelido. São diversas fábricas montadas em MG:

 

Fonte: http://www.conhecaminas.com/2016/07/minas-gerais-se-torna-belgica_48.html

 

Há uma localidade denominada Jardim Canadá,  na região Metropolitana de Belo Horizonte em que há tanta fábrica de cerveja que uma passou a ajudar a outra – as chamadas cervejarias ciganas. Segundo dados do link abaixo, essa modalidade é super útil. “Para abater custos e viabilizar a produção, cervejarias ciganas se associam a pequenas fábricas para fazer sua própria cerveja”. 

 

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/o-que-sao-e-como-funcionam-cervejarias-ciganas/

 

Essa atuação em forma de cooperação dá origem ao chamado arranjo produtivo local (APL) que, nas palavras do Wikipedia: 

 

“O arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

 

Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações – e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento.

Advertisement

 

A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras”.

 

E não para por aí. O negócio ficou tão sério que inclusive o Governador do Estado Mineiro reconheceu BH (pólo industrial cervejeiro) como APL:

 

http://agenciaminas.mg.gov.br/noticia/regiao-metropolitana-de-bh-sera-reconhecida-como-polo-produtor-de-cerveja-artesanal