Ao estudar as escolas ou abordagens da Administração, os seus pensadores / protagonistas apontam uma espécie de homem (homo) que simboliza as suas teorias.
- Homo Economicus (Administração Científica);
- Homo Social (Teoria das Relações Humanas);
- Homem Organizacional (Teoria Estruturalista);
- Homem Administrativo (Teoria Comportamental)
- Homem Funcional (Teoria dos Sistemas).
(CHIAVENATO, 2003).
FGV (2021):
QUESTÃO CERTA: Leia o fragmento a seguir, relativo às escolas de motivação. A escola ______ foi responsável por introduzir a versão ________ da motivação, segunda a qual o administrador busca motivar seus funcionários por meio de incentivos, principalmente de ordem material, a exemplo dos salários, baseando-se no pressuposto do ________. Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima: clássica – tradicional – homem econômico.
FGV (2018):
QUESTÃO CERTA: Um empresário do setor de commodities, após participar de um workshop sobre gestão, decide aplicar uma política salarial em sua empresa pela qual todos receberiam um salário base mais uma comissão em função da produtividade, pautando-se na ideia de que os esforços são exclusivamente relacionados aos incentivos financeiros. Esse entendimento do empresário tem influência da: abordagem clássica, remetendo ao conceito do homo economicus.
FGV (2009):
QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que apresente corretamente o tipo de homem focado pelas abordagens da Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações: Homem funcional.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que indica o modelo que, no âmbito da gestão de pessoas, reconhece motivação profissional nos fatores salário, metas, satisfação pessoal e qualidade de vida: modelo do homem complexo.
” O homem complexo consiste num conceito do homem inserido numa organização, como possuindo um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades.”
Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, Ed. Makron Books.
Quadrix (2018):
QUESTÃO ERRADA: Na administração científica, a motivação baseava-se na premissa de que a recompensa salarial não era o único fator decisivo na motivação e na satisfação do trabalhador.
Administração científica = Homo economicus = Homem que se motiva pelo dinheiro.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com a escola das relações humanas, o gestor de pessoas considera o colaborador como um homo organizacional que busca se adaptar à realidade organizacional e que deve enfatizar os ganhos pecuniários que podem ser obtidos no desenvolvimento do trabalho.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com os pressupostos da administração científica, o gestor público deve enfatizar as relações intergrupais e considerar o seu colaborador como um homem social.
CEBRASPE (2015):
QUESTÃO CERTA: Uma das principais diferenças entre a abordagem clássica da administração e a contingencial diz respeito às hipóteses de racionalidade do ser humano, de forma que, na primeira, prevalece o Homo economicus, e, na segunda, predomina o que pode ser chamado de homem complexo.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO ERRADA: De acordo com os pressupostos da administração científica, o gestor público deve enfatizar as relações intergrupais e considerar o seu colaborador como um homem social.
“Pela teoria científica de Taylor o “gestor público” deve enfatizar o desenvolvimento da tarefa e não das relações intergrupais, já que o homem é visto como uma máquina e não como um ser social, que vive em sociedade”.
FGV (2016):
QUESTÃO CERTA: A teoria estruturalista está voltada para o todo e para o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são as características básicas do estruturalismo. Com relação à teoria estruturalista, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa. (F) caracteriza o “homo economicus”. (F) caracteriza “o homem social”. (V) focaliza o “homem organizacional”.