Abordagens para a adm de conflitos

0
678

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: Os conflitos originam-se das mais variadas causas, podem ser ordem pessoal, quando os indivíduos adquirem conflitos que se relacionam com seu emocional, outra causa de conflito e talvez a mais conhecida possa ser os interpessoais, que são gerados por diferenças entre pensamentos de indivíduos em uma mesma questão.

QUESTÃO CERTA: O processo pelo qual o conflito se manifesta e se dilui, depende das características particulares das relações em que ele ocorre, podendo esperar-se uma variação no estilo de resolução de conflitos, em função do contexto da relação.

QUESTÃO CERTA: Problematizar a dinâmica do conflito, evidencia a importância da contextualização da situação, na avaliação do impacto no funcionamento psicossocial dos indivíduos e por conseguinte na resolução do conflito.

QUESTÃO CERTA: Os padrões de gestão de conflitos estão intimamente ligados aos princípios que regem as interações no interior das relações e o seu significado funcional em termos do desenvolvimento individual.

QUESTÃO CERTA: A mitigação refere-se justamente, a uma ação positiva de resolução do conflito cujo aspecto mais característico é o objetivo de minimizar ou atenuar as consequências (emocionais e relacionais) do conflito para as partes envolvidas.

Segundo Chiavenato (2006), o gerente tem à disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

Abordagem estrutural: o conflito surge de percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Nesse caso, as percepções e o conflito poderão ser controlados se tais elementos também forem. Esta abordagem atua sobre uma condição existente que predispõe ao conflito, que ainda não está instalado, na tentativa de minimizar as diferenças.

A abordagem estrutural procura:

• minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles. Se o gerente conseguir conscientizar os grupos de que eles têm interesses em comum, eles deixarão de perceber os próprios objetivos como incompatíveis;

• reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

QUESTÃO CERTA: As diferenças de objetivos e interesses pessoais sempre produzem alguma espécie de conflito, que é inerente à vida de cada indivíduo. Considerando que a área de gestão de pessoas de um órgão público busca dirimir os conflitos existentes no órgão, existem três abordagens administrá-los. De acordo com a abordagem estrutural, o conflito: surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA:  Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles e reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

QUESTÃO ERRADA: O diretor que propõe uma reunião de confrontação visando sanear um conflito está adotando uma abordagem estrutural.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: De acordo com a abordagem estrutural, o conflito decorrente das percepções oriundas das condições de diferenças, de recursos limitados, da escassez e de interdependência é facilmente resolvido por meio da redução das diferenças entre os grupos.

QUESTÃO CERTA: A escassez de recursos diminui diretamente a capacidade de a equipe executar seu trabalho de forma eficaz. 

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Para gestão de conflitos no âmbito da organização, o gestor pode se valer de diferentes abordagens, entre as quais a estrutural, que tem entre seus objetivos minimizar as diferenças entre grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados entre eles.

Parte superior do formulário

QUESTÃO CERTA: Considere que em determinada organização tenha se instalado um conflito entre dois grupos de colaboradores, cada um deles identificado com uma visão específica sobre a melhor estratégia para a consecução dos objetivos traçados no plano de metas aprovado para a equipe na qual atuam. Para a gestão do conflito instalado, foi proposta a adoção da abordagem estrutural, que procura: minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos que possam ser compartilhados por eles e reduzir a diferenciação dos grupos por meio do reagrupamento de indivíduos, de maneira que os grupos conflitantes se tornem parte de uma unidade maior.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A partir de divergências de percepções e ideias, os componentes de uma organização podem se colocar em posições antagônicas, caracterizando uma situação conflitiva. O conflito, conquanto inevitável, deve ser gerenciado, havendo diferentes abordagens para a gestão de conflitos, entre elas a que procura minimizar as diferenças entre os grupos, identificando objetivos comuns, ou, ainda, promovendo o reagrupamento de indivíduos. Trata-se da abordagem estrutural.

QUESTÃO CERTA: A abordagem estrutural faz uso dos sistemas de recompensas como mecanismo de gestão de conflitos.

Abordagem de Processo: redução de conflitos por meio da modificação do processo, intervindo-se no conflito. Essa abordagem pode ser utilizada pela desativação ou desescalonização do conflito (uma parte reage cooperativamente), pela reunião de confrontação (ponto de desativação já ultrapassado; o confronto ocorre abertamente e de forma hostil) e pela colaboração (após as etapas acima; partes trabalham juntas para solucionar problemas); 

QUESTÃO CERTA: Na abordagem de processo, a gestão de conflitos pode ser realizada de três maneiras diferentes: a desativação do conflito, a reunião de confrontação entre as partes e a colaboração. 

QUESTÃO CERTA: Uma das maneiras de redução de conflito na abordagem de processos é a reunião de confrontação entre as partes. 

QUESTÃO CERTA: Existem diferentes definições de conflito no ambiente organizacional, bem assim de seus tipos, além de diferentes abordagens quanto a sua resolução. Nesse sentido, em uma situação hipotética, um grupo da organização expressa divergência acerca da forma como deveria ser realizado determinado trabalho e o administrador, para fins de resolução de tal divergência, efetuou uma intervenção no episódio, mediante uma reunião de confrontação entre as partes. Em tal situação, verifica-se existência de conflito de processo e aplicação de abordagem de processo.

Abordagem Mista: utiliza aspectos estruturais e processuais. Intervenção ocorre na estrutura da situação e no episódio do conflito. 

QUESTÃO CERTA: As abordagens mistas são estratégias adotadas com base na definição de regras e regulamentos, formação de grupos e equipes de trabalho e valorização de papéis de ligação e papéis integradores. 

QUESTÃO CERTA: Assinale a única alternativa que contém as três principais abordagens para gestão de conflitos: Abordagem Estrutural – Abordagem de Processo – Abordagem Mista.

QUESTÃO CERTA: De acordo com a abordagem estrutural, o conflito decorrente das percepções oriundas das condições de diferenças, de recursos limitados, da escassez e de interdependência é facilmente resolvido por meio da redução das diferenças entre os grupos.