Abordagem mediação conflitos

0
1167

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

ABORDAGENS DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

 

Abordagem estrutural: o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, recursos limitados e escassos e interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. A intervenção é ANTES DO CONFLITO AINDA NÃO INSTALADO.

 

 Abordagem de processo: procura reduzir conflitos pela modificação do processo, isto é, de uma intervenção no episódio do conflito. Ação no próprio conflito, na tarefa, na função que gerou o conflito. Pode ser abordado por pessoas de fora ou consultor. A abordagem pode se realizar de três maneiras distintas:

 Desativação do conflito: estimular reações cooperativas entre as partes conflitantes, desarmando o conflito de forma a chegar-se a uma resolução harmônica.

 Confrontação direta entre as partes: quando a possibilidade de desativação já foi ultrapassada, propõem-se reuniões de confrontação de forma que as partes exponham suas emoções e cheguem a uma solução.

 Colaboração: É utilizada depois de ultrapassadas as possibilidades de uso da desativação e da confrontação direta. Colocam-se as partes conflitantes para trabalhar juntas, de forma que haverão de fazer concessões mútuas na busca de acordo.

 

 

Abordagem mista: é a administração do conflito tanto nos aspectos estruturais quanto nos de processo e inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo. Permite duas maneiras distintas de atuação:

– Adoção de regras para a resolução de conflitos: a abordagem é mista, pois utilizam-se meios estruturais para influenciar o processo de conflito. Por exemplo, a organização pode criar um normativo interno que discipline as regras para resolução de conflitos internos, estabelecendo princípios e procedimentos, de forma a conduzir as partes a uma solução.

– Criação de agentes de integradores: a organização institui determinados agentes, de forma permanente, que realizarão os papéis de ligação entre as partes conflitantes, sempre quando necessário. A abordagem é mista, pois se utilizam tanto fatores de processo (o agente, que é a terceira parte que faz a mediação do conflito), como fatores estruturais, pois o papel de agente de integração é fixo na estrutura organizacional, e não um papel temporário, como o de um consultor externo que é chamado para resolver um caso isolado, como vimos na Abordagem de Processo.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A adoção da abordagem de processo, como técnica de gerenciamento de conflitos, implica intervenção: no episódio de um conflito já instalado, que pode ser feita, por exemplo, mediante reunião de confrontação entre as partes.

QUESTÃO CERTA: Os conflitos organizacionais podem ser solucionados através das abordagens estrutural, de processo e mista. Assinale a alternativa que apresenta uma maneira de administrar o conflito segundo a abordagem de processo: Reunião de confrontação entre as partes.

Abordagem Estrutural = Antes do Conflito, ou o conflito apenas percebido, latente;

Abordagem de Processo = Conflito nas vias de fato, Manifesto.

Misto = Conflito Percebido, experenciado.

QUESTÃO CERTA: Suponha que esteja na iminência de se instalar um conflito em determinado grupo integrante de uma organização, em decorrência da formação de duas correntes de opinião distintas a respeito da melhor solução a ser dada sobre a alocação de um orçamento que se tornou mais restrito em projetos que cada uma das correntes considera mais relevantes ou prioritários. Nesse cenário, o gestor da equipe adotou uma abordagem estrutural para a solução do conflito, o que significa que: procurará minimizar as diferenças entre os grupos, identificando os objetivos que possam ser compartilhados, o que pode incluir o reagrupamento de indivíduos.