Disfunções da Burocracia

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Última Atualização 10 de janeiro de 2022

DISFUNÇÕES (falhas) DA BUROCRACIA:

São 4 falhas:

1-PARTICULARISMO: interesses particulares, ou seja, os interesses pessoais dos servidores eram superiores ao interesse comum. Isso dificultava o desenvolvimento dos trabalhos.

2- SATISFAÇÃO DOS INTERESSES PESSOAIS: utilização da organização para fins pessoais do funcionário.

3- EXCESSO DE REGRAS: remete ao excesso de controle.

4– HIERARQUIA: negação da autonomia, ou seja, o controle era muito rígido e acabava negando ou limitando a autonomia por parte dos colaboradores. Os colaboradores eram focados única e exclusivamente naquilo que eles deviam desenvolver e cortavam sugestões e ideias que poderiam ser benéficas para o desenvolvimento da adm. pública.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Fila constante, em frente aos postos de atendimento das organizações, inclui-se entre as características da teoria da burocracia weberiana.

Filas seriam uma disfunção da burocracia. Não é característica! É disfunção!!

NC-UFPR (2008):

QUESTÃO CERTA: Para Max Weber, a burocracia é uma forma de organização do trabalho que se manifesta como controle, previsibilidade e eficiência. No entanto, outros autores, como Robert Merton, destacaram as consequências indesejáveis ou disfunções da burocracia. Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta entre uma disfunção burocrática e o exemplo prático: Atrito com o público: o formalismo e a padronização, a ideia de que as regras devem existir para todos igualmente, acaba por favorecer um tratamento impessoal, padronizando o relacionamento das organizações com seu público, no entanto as pessoas não querem um atendimento padrão, querem ser tratadas como pessoas diferentes que são.

A ênfase da burocracia está nos meios e não nos fins. Ou seja, ela se volta para os procedimentos e acaba esquecendo o público, o que gera uma insatisfação por parte de quem procura os serviços dos burocratas.

FUNRIO (2018):

QUESTÃO ERRADA: Das alternativas a seguir, assinale a que corresponde a uma disfunção da Burocracia, segundo o modelo de Max Weber: Hierarquismo.

FUNDATEC (2019):

QUESTÃO CERTA: O modelo burocrático parte da ideia de que a administração deve ser formalista, centrada nos procedimentos a serem seguidos e na hierarquia das decisões. Assim, haveria eficiência para a organização focada nos seus princípios. Entretanto, o apego exagerado aos princípios burocráticos pode trazer algumas disfunções. Assinale a alternativa que apresenta uma disfunção da burocracia: Resistência às mudanças.

DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA

1. Internalização das regras e apego aos regulamentos – As normas e regulamentos passam a se transformar de meios em objetivos. Passam a ser absolutos e prioritários. O funcionário se aliena e se condiciona, perdendo a capacidade de improviso e flexibilidade, esta é uma das principais características de qualquer atividade racional. Como os regulamentos passam a ser os principais objetivos do burocrata, este passa a trabalhar em função deles.

2. Excesso de formalidade e de papéis – A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações pode conduzir ao excesso de formalismo e de necessidade de documentar os atos, seja através de papelada ou por meio de registros digitais. É a mais gritante disfunção da burocracia.

3. Resistência a mudanças – Como tudo dentro da burocracia é rotinizado, padronizado, previsto com antecipação, o funcionário geralmente se acostuma a uma completa estabilidade e repetição daquilo que faz, o que passa a lhe proporcionar uma completa segurança a respeito de seu futuro na burocracia. Qualquer mudança significa uma ameaça à sua segurança, sendo, portanto, altamente indesejável.

4. Despersonalização do relacionamento – A burocracia tem como uma de suas características a impessoalidade no relacionamento entre funcionários, já que enfatiza os cargos e não as pessoas.

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5. Categorização como base do processo decisório – A burocracia se assenta em uma rígida hierarquização da autoridade. Portanto, quem toma decisões em qualquer situação será aquele que possui a mais elevada categoria hierárquica, independentemente do seu conhecimento sobre o assunto.

6. Super conformidade às rotinas e aos procedimentos – A burocracia se baseia em rotinas e procedimentos, como meio de garantir que as pessoas façam exatamente aquilo que delas se espera: as normas se tornam absolutas, as regras e rotinas tornam-se sagradas para o funcionário, que passa a trabalhar mais em função dos regulamentos e das rotinas do que em função dos objetivos organizacionais.

7. Exibição de sinais de autoridade – Como a burocracia enfatiza a hierarquia de autoridade, torna-se necessário um sistema de signos que indique a todos, quem é que está no poder. Surge a tendência à utilização intensa de símbolos de status para demonstrar a posição hierárquica dos funcionários (diferentes tipos de uniformes, diferentes tamanhos de mesas e poltronas, localização da sala, do banheiro, do estacionamento, do refeitório, etc.)

8. Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público – O funcionário está completamente voltado para dentro da organização, para as suas normas e regulamentos internos, para as suas rotinas e procedimentos. Com isso a burocracia fecha-se ao cliente, que seria propriamente o seu objetivo.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: A necessidade de documentar e formalizar todas as comunicações, por escrito, pode conduzir ao excesso de formalismo e documentação.

Excesso de formalismo e de papelório

A necessidade de documentar e de formalizar todas as comunicações dentro da burocracia a fim de que tudo possa ser devidamente testemunhado por escrito pode conduzir a tendência ao excesso de formalismo, de documentação e, consequentemente, de papelório.

Banca própria do IF-PB (2015):

QUESTÃO CERTA: A burocracia é uma organização cujas consequências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento, com o propósito de obter a máxima eficiência da organização. Contudo, quando se estudaram as consequências previstas (ou desejadas) da burocracia que a conduzem à máxima eficiência, verificou-se a ocorrência de consequências imprevistas (ou não desejadas) que levam à ineficiência e às imperfeições da burocracia. A essas consequências imprevistas deu-se o nome de disfunções burocráticas. Marque a alternativa que NÃO representa uma disfunção burocrática:

A) Processo decisório baseado na efetividade posicional.

B) Despersonalização do relacionamento.

C) Resistência a mudanças.

D) Formalismo e papelório.

E) pego aos regulamentos.