Empowerment (Vantagens da delegação)

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Motivação consiste em forças que impulsionam e sustentam os esforços de uma pessoa à realização de algo. Nesse sentido, o empowerment se caracteriza como uma prática motivacional.

QUESTÃO CERTA: O empowerment é uma abordagem que contribui para desenvolver e implantar melhorias nos processos organizacionais em todos os níveis da organização.

QUESTÃO ERRADA: O empowerment é uma ferramenta que aumenta a assertividade e a efetividade dos processos da instituição e que, uma vez implantada, dispensa ajustes de curto prazo, sendo, por isso, bastante contemplada nos planos de melhoria de processos.

Em administração, a palavra de ordem é o controle (e o ajuste faz parte dele).

QUESTÃO ERRADA: O empowerment é uma ferramenta que aumenta a assertividade e a efetividade dos processos da instituição e que, uma vez implantada, dispensa ajustes de curto prazo, sendo, por isso, bastante contemplada nos planos de melhoria de processos.

Para Chiavenato (2005) o empowerment ou delegação de autoridade, basicamente é o processo de dar poder às pessoas, a liberdade e a informação para ajudar na tomada de decisões e com isso participar ativamente da organização.

QUESTÃO CERTA:  A delegação de autoridade apresenta as seguintes vantagens, EXCETO: Possibilita maior cobrança por parte da coordenação ao colaborador-subordinado, proporcionando nele uma total confiança e aumento significativo de sua motivação.  

Está errado. O empowerment é uma técnica de gestão baseada na descentralização de poder e autonomia de tomada de decisões, que visa maior participação da equipe em atividades organizacionais. Para Chiavenato, o empowerment ou empoderamento, é uma ação que permite melhorar a qualidade e a produtividade dos colaboradores, fazendo com que o resultado do serviço prestado seja satisfatoriamente melhor. Estas melhorias acontecem através de delegação de autoridade e de responsabilidade, fomentando a colaboração sistêmica entre diferentes níveis hierárquicos e a propagação de confiança entre os liderados e os líderes.

QUESTÃO CERTA: O cerne do equilíbrio organizacional está na relação entre os objetivos da organização e os objetivos dos indivíduos que dela fazem parte, os quais, no mais das vezes, não são coincidentes. Diferentes ações podem ser adotadas para alinhar esses interesses e, nesse contexto, aflora o conceito de empowerment (empoderamento), que se traduz, em termos concretos, em: delegar o controle para que os indivíduos tenham responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam.

QUESTÃO CERTA: O estilo gerencial que concede aos funcionários a oportunidade de participar ativamente dos processos e escolhas organizacionais, fortalecendo o seu poder decisório é chamado de: Empowerment.

QUESTÃO CERTA: A teoria que sustenta que a motivação individual e os resultados melhoram quando são dadas às pessoas oportunidades de participar com maior envolvimento e poder decisório no seu trabalho e nas metas a ele pertinentes denomina-se: empowerment.

QUESTÃO CERTA: O cerne do equilíbrio organizacional está na relação entre os objetivos da organização e os objetivos dos indivíduos que dela fazem parte, os quais, no mais das vezes, não são coincidentes. Diferentes ações podem ser adotadas para alinhar esses interesses e, nesse contexto, aflora o conceito de empowerment 

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(empoderamento), que se traduz, em termos concretos, em: delegar o controle para que os indivíduos tenham responsabilidade sobre seu trabalho e sobre as decisões que tomam.

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QUESTÃO CERTA: A delegação de autoridade apresenta as seguintes vantagens: Possibilita melhores decisões, pois elas serão tomadas por alguém mais próximo à execução.  

Quando utilizada apropriadamente, a delegação oferece vantagens importantes.

A primeira e mais óbvia é que, quanto mais tarefas os gerentes puderem delegar, mais oportunidades terão para buscar e aceitar responsabilidades maiores. Quanto mais os chefes estiverem aptos a delegar, tanto mais oportunidades terão para procurar e aceitar o aumento de responsabilidades de outros níveis mais altos de chefia.

A segunda vantagem da delegação, é que conduz frequentemente a decisões mais eficazes, já que os subordinados mais próximos à “linha de frente”, geralmente, têm uma melhor visão dos fatos.

Por exemplo, o Gerente de Vendas da Região Nordeste tem mais e melhores condições para a distribuição das cidades do Estado de Pernambuco aos seus vendedores, do que o Gerente Nacional de Vendas, do seu escritório em São Paulo. Além disso, a delegação acelera a tomada de decisão.

A terceira vantagem está relacionada ao tempo precioso que é perdido quando os subordinados têm que obter permissão de seus superiores (que por seu lado podem ter que obtê-las de seus superiores) antes de tomar uma decisão. Esta demora é eliminada quando os subordinados estão autorizados a tomar a decisão necessária, no seu dia-a-dia.

Finalmente, a quarta vantagem da delegação, faz com que os subordinados aceitem responsabilidade e exerçam um julgamento. Isto não só ajuda no desenvolvimento dos subordinados – uma importante vantagem da delegação – mas também melhora sua autoconfiança. Para isso, como gerentes, é preciso delegar não apenas as coisas rotineiras, mas também serviços que requeiram inteligência e criatividade, a fim de que possamos estar livres para funcionar com o máximo de eficácia para nossas empresas.

QUESTÃO ERRADA: Em situações de conflito interpessoal no trabalho, os líderes assumem papel decisivo na moderação, o que possibilita o envolvimento das partes na solução do conflito por meio do empoderamento e da tomada de decisão compartilhada.

Empowerment (empoderamento) é o mesmo que delegação de tarefas e não tem nada a ver com solução de conflitos. Logo a questão está errada.