Teoria dos Dois Fatores de Herzberg (com exemplos)

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Última Atualização 9 de janeiro de 2023

A Teoria dos dois fatores de Herzberg (ou teoria bifatorial de Herzberg) é muito cobrada em provas de Administração. Para fins de concurso público, não há como não querer aprender sobre ela e memorizar, ao menos, os seus principais aspectos. 

Uma questão introdutória da FGV (2012):

QUESTÃO CERTA: Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas.

De fato. De acordo com a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg ou Teoria da Higiene-Motivação, são DOIS os fatores que MOTIVAM para o trabalho:

1. FATORES HIGIÊNICOS (Fatores EXTRÍNSECOS ou PROFILÁTICOS): Referentes ao ambiente de trabalho. Esses EVITAM a INSATISFAÇÃO ou DESMOTIVAÇÃO caso estejam presentes, mas NÃO geram motivação (e nem satisfação)!

  • AUSÊNCIA de fatores higiênicos gera INSATISFAÇÃO;
  • PRESENÇA de fatores higiênicos gera NÃO-INSATISFAÇÃO;

Exemplo: Qualidade da Supervisão, REMUNERAÇÃO, Benefícios sociais, Políticas da empresa, condições físicas de trabalho, segurança no emprego, etc.

(É necessário saber que SATISFAÇÃO NÃO é o OPOSTO da Insatisfação para essa Teoria!)

2. FATORES MOTIVACIONAIS (Fatores INTRÍNSECOS): São os responsáveis pela existência de MOTIVAÇÃO nas pessoas.

  • AUSÊNCIA gera NÃO-SATISFAÇÃO;
  • PRESENÇA gera SATISFAÇÃO ou MOTIVAÇÃO!

Exemplo: Realização pessoal, Reconhecimento, Responsabilidade, Progresso e Crescimento dentro da org., etc.

PUC-PR (2012):

QUESTÃO CERTA: Sobre a teoria dos Dois Fatores de Herzberg: na relação dos quadrinhos, marque a alternativa CORRETA: A personagem Elizete manifesta fatores de higiene, enquanto o interlocutor pergunta por fatores motivacionais.

Quadrix (2018):

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria de Herzberg, a satisfação dos fatores higiênicos, além de evitar que as pessoas fiquem desmotivadas, produz nelas motivação.

Fatores higiênicos não produzem motivação. 

Quadrix (2018):

QUESTÃO CERTA: No que se refere à administração de pessoas, a teoria dos dois fatores de Herzberg afirma que os fatores: motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha, e, quando são precários, apenas evitam a satisfação.

Quadrix (2019):

QUESTÃO CERTA:  De acordo com a teoria de dois fatores de Herzberg, a insatisfação no cargo decorre do descumprimento dos fatores higiênicos.

  • SATISFAÇÃO no cargo depende dos fatores MOTIVACIONAIS;
  • INSATISFAÇÃO no cargo depende dos fatores HIGIÊNICOS.

Quadrix (2019):

QUESTÃO CERTA: Na teoria de Herzberg, os fatores higiênicos, quando não atendidos, levam à insatisfação e, quando são atendidos, não levam à satisfação.

Quadrix (2018):

QUESTÃO ERRADA: A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe que a satisfação ou a insatisfação no cargo dependem única e exclusivamente dos fatores motivacionais.

Não, fatores higiênicos e motivacionais.

Quadrix (2019):

QUESTÃO ERRADA: Segundo a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores motivacionais estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e não estão sob o controle do indivíduo.

“Fatores motivacionais”/ INTRÍNSECOS (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. São fatores que estão sob o controle dos indivíduos, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Segundo Frederick Herzberg, um dos teóricos das teorias motivacionais, há dois fatores que explicam o comportamento das pessoas: os higiênicos e os motivacionais.

CESGRANRIO (2016):

QUESTÃO CERTA O gestor de uma empresa entende que nem tudo que gera insatisfação ao funcionário justifica a sua falta de motivação. Assim, ao tratar das questões que geram a insatisfação dos funcionários, a empresa poderia ter um ambiente de trabalho mais pacífico, sem significar, contudo, aumento da motivação. A perspectiva desse gestor a respeito da motivação dos funcionários é compatível com a proposta da: teoria dos dois fatores.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO ERRADA: A implementação de um programa de benefícios sociais se justifica na medida em que os investimentos tendem a retornar para a organização mediante a maior motivação para o trabalho, o aumento da produtividade e a retenção de talentos.

IF-CE (2014):

QUESTÃO ERRADA: Para Herzberg, a satisfação no trabalho é um conceito unidimensional que varia do sim ao não. Suas conclusões indicam que satisfação e insatisfação são conceitos unidimensionais representados por dois contínuos dependentes.

Teoria dos Dois Fatores foi desenvolvida pelo americano Frederick Herzberg, sendo publicada em seu livro “A Motivação para Trabalhar” (The Motivation to Work).

Tal teoria teve por base entrevistas realizadas com diversos profissionais da área industrial de Pittsburgh. Seu objetivo era identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Para isso, questionou os entrevistados sobre o que os agradava e os desagradava nas empresas em que trabalhavam. Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam). Diferentemente de Abraham Maslow, que estudou a satisfação das necessidades das pessoas em diversos campos de sua vida, Herzberg procurou estudar o comportamento e a motivação das pessoas dentro das empresas, especificamente.

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Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Para o autor, o oposto de satisfação não é a insatisfação, mas nenhuma satisfação. Bem como, o oposto de insatisfação não é a satisfação, mas sim nenhuma insatisfação.

FCC (2017)

QUESTÃO CERTA: Os “fatores de higiene”, preconizados por Herzberg, são análogos a “hierarquia das necessidades”, de Maslow, nos aspectos: sobrevivência e segurança.

A necessidade de sobrevivência diz respeito à comida, água etc. E a de segurança a, por exemplo, o trabalho seguro.

CEBRASPE (2013):

QUESTÃO ERRADA: A motivação do empregado, que é expressa por meio de seu comportamento, depende exclusivamente de fatores internos ao ambiente de trabalho.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: De acordo com o proposto pela Teoria dos Dois Fatores, é correto afirmar que: a ausência de atendimento a fatores higiênicos gera insatisfação.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: De acordo com a Teoria dos Dois Fatores, assinale a afirmativa correta: A ausência de atendimento aos fatores higiênicos gera insatisfação.

Fatores Motivacionais: Está relacionado ao Conteúdo do trabalho; de dentro para fora.

  1. Presença de Fatores Motivacionais –> Satisfação
  2. Ausência de Fatores Motivacionais –> Não-Satisfação (NEUTRO)

Fatores Higiênicos: Está relacionado ao Ambiente de Trabalho: de fora para dentro.

  1. Presença de Fatores Higiênicos –> Não-Insatisfação (NEUTRO)
  2. Ausência de Fatores Higiênicos –> Insatisfação.

FGV (2018):

QUESTÃO CERTA: Determinado órgão público realizou uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Os resultados indicam que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o motivo dessa situação – afinal, os salários estão de acordo com os praticados no mercado, os funcionários têm estabilidade no emprego e o relacionamento com as chefias é bom. Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria: salários, estabilidade e bom relacionamento com a chefia são fatores higiênicos que não garantem satisfação.

FGV (2022):

QUESTÃO CERTA: Após perceber a desmotivação dos servidores de um órgão público, o gestor responsável pelos recursos humanos resolve buscar um método para melhorar essa situação, recorrendo a teorias motivacionais que visam a explicar o que motiva os indivíduos. Após analisar as opções, o gestor opta por utilizar determinada teoria que visa a focar em metas desafiadoras para aumentar a motivação e propõe melhorias nas condições físicas do ambiente de trabalho, tendo como foco a redução da insatisfação. Com base na situação apresentada, é correto afirmar que foi utilizada a teoria: dos dois fatores, focada no conteúdo.