Última Atualização 23 de março de 2021
QUESTÃO CERTA: A definição de um cronograma de projeto permite o uso da análise de variação, a qual pode ser caracterizada pela comparação entre os índices de desempenho observados e os planejados.
Análise de variação: é uma ferramenta/técnica que identifica a causa da diferença entre linha de base (planejado) e real (observado). Logo, pode ser utilizado na definição do cronograma, determinando os impactos de variações.
QUESTÃO CERTA: Um Analista está avaliando alguns elementos do PMBOK 5a edição passíveis de auxiliarem na tarefa de gerenciamento do projeto que desenvolveu. Um dos instrumentos que poderiam auxiliar seria a análise de variação que é uma técnica: para determinar a causa e o grau de diferença entre a linha de base e o desempenho real.
QUESTÃO CERTA: Um Analista está avaliando alguns elementos do PMBOK 5a edição passíveis de auxiliarem na tarefa de gerenciamento do projeto que desenvolveu. Um dos instrumentos que poderiam auxiliar seria a análise de variação que é uma técnica analítica para determinar as características e relações essenciais dos componentes do plano de gerenciamento do projeto a fim de estabelecer a reserva para a duração do cronograma, orçamento, custo estimado ou fundos de um projeto.
A análise de variação é uma técnica para determin ar a causa e o grau de diferença entre a linha de base e o desempenho real.
QUESTÃO CERTA: Durante a construção de determinado produto, no processo em que se deve controlar o escopo do projeto, a técnica de análise de variação pode ser utilizada para determinar variações em relação à linha de base do escopo.
5.6.2. Controlar o escopo: ferramentas e técnicas
5.6.2.1 Análise de variação
A análise de variação é uma técnica para determinar a causa e o grau de diferença entre a linha de base e o desempenho real. Medições do desempenho do projeto são usadas para avaliar a magnitude de variação a partir da linha de base do escopo. Aspectos importantes do controle do escopo do projeto incluem a determinação da causa e grau de variação relativa à linha de base do escopo (Seção 5.4.3.1) e a decisão sobre se ações corretivas ou preventivas são necessárias.
Fonte: PMBoK 5